09 agosto 2017

O RN é destaque na política de pai pra filho

A política corre pelas veias da deputada Iracema Portela (PP-PI). Filha do ex-governador Lucídio Portela e da ex-deputada federal Myriam Portela, é casada com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), filho de um ex-deputado com o mesmo nome. Seus tios Petrônio Portela e Eloi Portela Nunes foram senadores. Petrônio presidiu o Senado e empresta um nome a uma das alas da Casa.
Outro tio dela, Flávio Portela Marcílio, foi vice-governador e deputado federal pelo Ceará. Antes de se relacionar com Ciro, a deputada foi casada com o ex-governador do Piauí Guilherme Mello.
A frondosa árvore genealógica política de Iracema faz parte de uma floresta que sombreia a Câmara: ao menos 319 deputados têm ou tiveram parentes com mandatos eletivos. Isto é, um em cada seis.
Embora se espalhe por todos os estados e regiões, é no Nordeste e no Norte que essa prática tem raízes mais profundas. Dos 151 deputados nordestinos, ao menos 126 (83% deles) são de famílias de políticos. Isso também ocorre com 43 dos 65 deputados (66%) do Norte.
As representações do Rio Grande do Norte e do Tocantins na Câmara são formadas integralmente por parlamentares com familiares políticos.

RIO GRANDE DO NORTE
Deputados
Antônio Jácome (Podemos) – Pai do vereador de Natal Jacó Jácome (PMN-RN), eleito deputado estadual nas eleições deste ano.
Beto Rosado (PP) – Representante de uma tradicional família de políticos do Rio Grande do Norte, é filho do ex-deputado federal Betinho Rosado, neto do ex-governador Dix-Sept Rosado, bisneto de Jerônimo Rosado, ex-intendente de Mossoró e sobrinho do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado. É primo da ex-deputada Sandra Rosado, entre outros.
Fábio Faria (PSD) – É filho do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria.
Felipe Maia (DEM) – Filho do senador José Agripino Maia (DEM-RN), neto do ex-governador do Rio Grande do Norte Tarcísio Maia e sobrinho-neto do ex-governador da Paraíba João Agripino Filho. É primo do ex-prefeito do Rio César Maia e do deputado Rodrigo Maia. É parente da deputada federal Zenaide Maia, do ex-deputado João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia, entre outros políticos.
Rafael Motta (PSB) – É neto do ex-deputado Clovis Motta e filho do deputado estadual Ricardo Motta.
Rogério Marinho (PSDB) – Neto do ex-deputado federal Djalma Marinho e filho de Valério Marinho, suplente do senador José Agripino Maia (DEM-RN).
Walter Alves (PMDB) – Seu pai, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), é senador, mandato que já foi exercido por seu avô, Garibaldi Alves. É primo do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e sobrinho-neto do ex-governador Aluizio Alves e do ex-prefeito da capital do estado Agnelo Alves.
Zenaide Maia (PR) – É casada com o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado, irmã do ex-prefeito de Jardim de Piranhas Galbê Maia, do ex-deputado federal João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia. É parente do senador José Agripino Maia (DEM-RN), do ex-prefeito do Rio César Maia e dos deputados Felipe Maia (DEM-RN) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Fonte: Congresso em Foco/Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário